top of page

Aumento de demanda não deve alterar produção de óleo de soja nacional

Produção de óleo de soja deve fechar em 11 milhões de toneladas em 2024


Abiove


A Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) informou que a produção de óleo de soja nacional - componente essencial para a geração de biocombustíveis - deve ficar praticamente estável em 2024. Segundo a entidade, o volume esperado para este ano deve ficar em 11 milhões de toneladas - 200 mil a mais em relação ao produzido em 2023.


A Abiove também destaca que a mistura de biodiesel no diesel fóssil vendido nos postos brasileiros deve voltar a aumentar em março, de 12% para 14%. Já o consumo doméstico deve subir de 8,6 milhões de toneladas para 9,6 milhões de toneladas. Com os preços internacionais em baixa, as vendas de óleo de soja para o mercado nacional devem ser mais rentáveis para a indústria.


O aumento da demanda local por óleo de soja, contudo, não deverá surtir efeito nas exportações da oleaginosa em 2024, acompanhando a quebra da safra de grãos praticamente confirmada para este ano.


A previsão é de que os embarques para o exterior devem cair de 2,3 milhões de toneladas para 1,45 milhões neste ano. Já os estoques devem ficar estáveis, oscilando em torno de 400 mil toneladas. 

Comments


bottom of page