top of page

Associação quer processar governo por interferir na Petrobras

Associação civil criada para defender acionistas minoritários cita tentativas de intervenções na Petrobras, Vale e Eletrobras


Divulgação


O Instituto Empresa - associação fundada para defender acionistas minoritários no mercado de capitais - decidiu processar a União por abuso de poder econômico. A entidade cita como justificativa a tentativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de intervir nas operações da Petrobras.


De acordo com o Instituto Empresa, a proposta de promover um rodízio de conselheiros nas estatais significa um retrocesso para a economia e democracia brasileira. A interferência de suspender o pagamento total de dividendos também foi criticada.


“É preciso preservar a independência e a transparência na gestão das empresas estatais. Os conselheiros devem ser escolhidos por critérios técnicos e por prazos que permitam que os profissionais conheçam e dominem os meandros da empresa”, afirmou o presidente da organização, Eduardo Silva


O comunicado do Instituto Empresa ainda cita as tentativas governamentais de intervir na mineradora Vale (privatizada em 1997) e na Eletrobras (privatizada em 2022).


“Estas empresas representam para os investidores estrangeiros a própria Bolsa brasileira e a falta de previsibilidade e de estabilidade nas políticas das Companhias pode afugentar investimentos estrangeiros e domésticos, prejudicando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no país”, reiterou o dirigente.

Comments


bottom of page