Deputado Zucco afirmou que cancelamento é "vitória do produtor e de toda a sociedade"
O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) comemorou na manhã desta quarta-feira (3) a decisão do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de não promover mais leilões para a importação de arroz. Fávaro havia anunciado que um novo certame estava em preparação, após o cancelamento dos arremates ocorridos no último 7 de junho.
Autor do pedido de CPI para investigar a aquisição do cereal - mesmo após os produtores garantirem o estoque do produto - o parlamentar gaúcho disse que o fim dos leilões representa uma “grande vitória” dos agricultores e de toda a sociedade brasileira.
“Os arrozeiros gaúchos têm o produto suficiente para abastecer o mercado interno com preço justo. E os consumidores podem ficar tranquilos de que estarão comendo um arroz de altíssima qualidade”, pontuou Zucco.
Sobre os motivos do cancelamento, o deputado garantiu que a pressão feita pelo povo e o trabalho da oposição foram cruciais.
“Não é porque o governo desistiu do leilão que vamos desmobilizar”, prometeu Zucco. “Precisamos de uma investigação independente para apurar essa cadeia de responsabilidades. Alguém levaria vantagem com isso”, analisou.
A palavra do governo
Em entrevista concedida à emissora por assinatura GloboNews, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, admitiu nesta quarta-feira (3) a suspensão do leilão para adquirir arroz do mercado asiático. Segundo Fávaro, “o governo verificou arrefecimento nos preços do cereal aos consumidores brasileiros e decidiu, por ora, adotar medidas de estímulo à produção e garantia de abastecimento interno”.
Comments