Argentina reduz importações de produtos agrícolas do Brasil
- Núcleo de Notícias
- 14 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Compras feitas pela Argentina foram reduzidas após normalização das chuvas no país

Departamento de agricultura da argentina
Dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior apontaram que o governo argentino reduziu as compras de produtos agrícolas brasileiros no primeiro bimestre deste ano. Segundo a entidade, a queda foi de 65% sobre o mesmo período de 2023, com um total de importações somando US$ 85 milhões.
O principal motivo da queda foi a recuperação das lavouras, após a forte seca que atingiu o país. No ano passado, os argentinos adquiriram 226 mil toneladas de soja para cobrir os prejuízos gerados pelo clima. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a compra foi de apenas 9,7 mil toneladas.
No ano passado, a safra argentina de soja havia caído para 20 milhões de toneladas. Com a volta das chuvas, o plantio deve chegar a 50 milhões em 2024, de acordo com o departamento de agricultura.
Por sua vez, o Brasil caminhou no sentido oposto. As importações de produtos argentinos cresceram 5% entre janeiro e fevereiro de 2024, em relação ao primeiro bimestre de 2023. Na ocasião, o governo brasileiro também havia reduzido a compra de trigo argentino para apenas 558 mil toneladas em virtude da excelente safra de 2022.
Comments