Após pressão, Força Aérea decide buscar doações para o RS em Portugal
- Núcleo de Notícias
- 13 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Apelo para ajuda ao RS veio de políticos portugueses e pelo empresário brasileiro Pablo Marçal

Após severas críticas feitas pelo presidente do partido Chega - que representa a direita conservadora portuguesa - o governo Lula decidiu autorizar a busca de mantimentos e itens de primeira necessidade coletados pelo país europeu, destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira passada (10/5), Ventura postou um vídeo no X alertando para o acúmulo dos donativos, à espera de embarque em um avião da companhia aérea TAP.
“Temos 120 toneladas de material de apoio prestes e pronto a serem entregues aos nossos companheiros brasileiros. E a ajuda não sai de Portugal. Está pronta, está disponível, vai se estragar em grande parte se não for entregue”, criticou.
Além do político, o apelo também veio de empresários brasileiros, incluindo o influenciador Pablo Marçal, que virou alvo de investigações da Polícia Federal e da AGU (Advocacia-Gera da União) após denunciar ações das autoridades que barraram caminhões com doações por excesso de carga e falta de notas fiscais.
A pressão das autoridades fez Marçal baixar o tom para continuar sua campanha de auxílio ao Rio Grande do Sul.
“Amigos, quero encerrar toda animosidade entre civis e poder público. Lula, fica aqui meu compromisso de dedicar completamente ao nosso povo e não alimentar nenhum tipo de animosidade contigo ou poder público e te peço humildemente, por ser chefe do Estado Maior, que envie uma de nossas aeronaves da FAB a Portugal. Já são mais de 40 toneladas arrecadadas e estou certo que a Força Aérea brasileira pode executar com maestria esse pedido! Marquem o presidente, ministros e políticos”, escreveu Marçal.
Comandante da FAB autoriza viagem a Portugal
A resposta do estado brasileiro veio por meio do tenente-brigadeiro e comandante da Força Aérea Brasileira, Marcelo Kanitz.
“Eu falei agora nessa madrugada com o general Cartaxo e ele se prontificou a trazer essas 20 toneladas. Só precisamos que esse senhor, Pablo Marçal, e quem estiver trabalhando com ele nos procure”, anunciou.
Comments