top of page
Foto do escritorNúcleo de Notícias

Após absolvição no CVM, irmãos Batista retornam ao conselho da JBS

Irmãos Batista foram acusados de usar informações privilegiadas para influenciar a compra e venda de ações na B3


Divulgação


Em 2017, a Polícia Federal acusou Wesley e Joesley Batista de usarem informações privilegiadas para vender na B3 cerca de R$ 372 milhões em ações da JBS. Passados quase sete anos, a direção do maior frigorífico do mundo confirmou o retorno dos irmãos ao conselho de administração da companhia.


O documento com as informações sobre o novo quadro de conselheiros da JBS foi enviado nesta semana à Comissão de Valores Mobiliários (CMV). Para ratificar o retorno dos Batista, entretanto, ainda será necessária uma votação na assembleia geral da empresa, marcada para 26 de abril deste ano.


Como foi a Operação Tendão de Aquiles


A intervenção irregular na Bolsa de Valores de São Paulo foi investigada pela Polícia Federal na Operação Tendão de Aquiles em setembro de 2017. Na ocasião, Joesley e Wesley Batista foram indiciados pelo uso de informações relevantes - ainda não divulgadas ao mercado - para obter vantagens indevidas com valores mobiliários. 


Em novembro de 2023 - já com o retorno de Lula ao poder - a Comissão de Valores Mobiliários decidiu absolver os irmãos Batista dos crimes de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada e abuso de poder de controle.

Comments


bottom of page