Tira-teima feito pela Associated Press ratifica vitória da oposição venezuelana contra Maduro, com cerca de 7 milhões de votos
Nessa segunda-feira (5), quem tentou acessar o site oficial do Conselho Nacional Eleitoral - o TSE da Venezuela - se decepcionou mais uma vez. O órgão não voltou a operar normalmente desde que ratificou a vitória de Nicolás Maduro sem apresentar os dados sobre as atas (ou boletins das urnas) das eleições presidenciais.
Enquanto isso, uma segunda apuração independente confirmou a versão da Plataforma Unitária Democrática - partido do candidato opositor Edmundo González Urrutia.
Segundo a Associated Press, o tira-teima feito com 24 mil imagens extraídas dos relatórios oficiais (cerca de 79% do total) apontou González como vencedor absoluto do duelo, com 6,89 milhões de votos a seu favor, contra 3,19 milhões dados ao ditador bolivariano.
Por sua vez, na “contagem” feita pelo CNE, Maduro aparece em 1º, com 6,4 milhões de votos, enquanto o candidato opositor teria recebido somente 5,3 milhões, completando um total de 96,9% da apuração.
A contabilidade divulgada pela líder da resistência à ditadura conduzida há mais de uma década pelo bolivarianismo, María Corina Machado, Edmundo González Urrutia teria ganho a corrida presidencial com 7,1 milhões contra 3,2 milhões dados a Maduro. Na ocasião (um dia após as eleições, em 29/7), Corina já tinha em mãos 81,7% dos boletins de urna obtidos junto a 15,7 mil centros de votação.
Comments