top of page

Appy prevê IVA com alíquota em torno de 25%, caso variáveis ajudem

Resultado depende de impacto das exceções adotadas

Bernard Appy, nomeado como secretário extraordinário da reforma tributária do governo Lula, realizou recentemente declarações de “torcida” quanto à nova alíquota que será cobrada por meio do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Segundo o representante do governo, a taxa deverá pairar os 25% dentro do projeto de reforma, no entanto, depende do impacto ligado ao número de exceções feitas pelo governo em favor de diversos setores.


O secretário também enfatizou que além das exceções, há também outras variáveis que precisam ser contabilizadas, como o grau de sonegação e de elisão fiscal, como também o nível de inadimplência e perda de arrecadação por litígio tributário. No entanto, segundo Appy, a equipe do Ministério da Fazenda já trabalha com 25% de previsão de taxa.


Dentro do projeto aprovado na Câmara dos Deputados, o IVA se propõe a não ser cumulativo, e substituir cinco tributos, contando que para os regimes favorecidos, a alíquota corresponderá a apenas 40% do valor a ser cobrado sobre os demais produtos.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page