top of page

Tragédia anunciada: restaurantes completam 6 meses sem aumentar preços

Contenção de repasses promovida por bares e restaurantes leva setor de volta aos tempos de pandemia


Restaurantes e bares em crise: tempos sombrios

Durante a fase do “fica em casa e a economia a gente vê depois” - amplamente defendida por Lula, STF e governadores - o setor de bares e restaurantes foi o que mais amargou as consequências da pandemia. 


Após ensaiarem ligeira melhora em 2022, os efeitos gerados pela crise sanitária voltaram a assombrar o setor no governo Lula III. Conforme cálculos da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os prejuízos saltaram 29% no início de 2024 - gerando alta de 60% nas falências do setor em comparação ao final de 2023.


Com a recente disparada dos preços de alimentos e bebidas - insumos vitais para a prestação de seus serviços - os estabelecimentos precisaram tomar medidas autopunitivas para preservar seus clientes e manterem a casa em funcionamento, ainda que no vermelho.


Depois de sofrer com a alta de 0,37% relacionada aos custos de alimentação fora do lar em junho - e de 4,24% em 12 meses  - donos de bares e restaurantes optaram por prolongar a contenção dos repasses de preços para os itens vendidos em seus cardápios. 


De acordo com a Abrasel, os empresários continuam segurando preços “para não perder consumidores, ainda que isso signifique reduzir a margem de lucro”, escreveu a associação.


A entidade apontou ainda que a política de não remarcar os valores cobrados dos clientes já chegou ao sexto mês consecutivo. Em suma, os prejuízos acumulados por bares e restaurantes  - ao menos por ora - não chegaram ao bolso do consumidor.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page