top of page

André Ventura fala em prender Lula caso se torne primeiro-ministro

Deputado português reforça críticas ao presidente brasileiro e promete combater corrupção



O deputado André Ventura, líder do partido Chega, principal força política de direita em Portugal, afirmou que levaria algemas para um encontro com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, caso assumisse o cargo de primeiro-ministro português. Ventura chamou Lula de “ladrão” e prometeu que sua gestão seria marcada por uma política de tolerância zero contra a corrupção.


A declaração foi feita por meio de publicação na rede social X (antigo Twitter), acompanhada de uma foto do atual primeiro-ministro português, Luís Montenegro, cumprimentando Lula durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. O deputado declarou:

“Se eu for primeiro-ministro, este momento nunca vai acontecer. E, se tiver de ser, levo as algemas para encaminhar o ladrão para a prisão.”

Ventura também reafirmou sua posição em outra publicação, reiterando que a luta contra a corrupção será uma prioridade:

“Não é só do Lula. É de todos os corruptos, sejam portugueses ou ponham os pés em Portugal. A corrupção já nos custou muitas vidas destruídas, é tempo de começar a limpeza!”

O partido Chega tem crescido significativamente na política portuguesa, passando de 12 para 46 assentos no parlamento nas últimas eleições. A sigla conta com o apoio do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que gravou um vídeo pedindo votos para a legenda este ano.


A postura de Ventura reflete a estratégia do Chega de capitalizar o sentimento antipolítico e a insatisfação popular com a corrupção, consolidando sua base entre eleitores conservadores e críticos das políticas tradicionais.

Comments


bottom of page