top of page

Alexandre de Moraes nega prisão domiciliar a homem com câncer condenado pelo 8 de janeiro

Ministro afirma que detento "recebe cuidados médicos necessários"



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa de Jaime Junkes, condenado a 14 anos de prisão pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Mesmo enfrentando um câncer de próstata e problemas cardíacos, Jaime seguirá em regime fechado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.


Os advogados do condenado argumentaram que seu quadro clínico é grave e requer acompanhamento médico contínuo.


– Jaime é portador de doença grave (câncer de próstata e as de natureza cardiológica, além das outras comorbidades igualmente graves), cujo tratamento está em andamento, conforme os diversos atestados médicos acostados aos autos – apontou a defesa.


No entanto, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que as questões de saúde apresentadas pela defesa "não são novas e estão sendo devidamente analisadas". Ele afirmou que o condenado está recebendo os cuidados necessários e que pode deixar a unidade prisional quando necessário para realizar tratamentos médicos.


— O pedido de prisão domiciliar, portanto, deve ser indeferido. No entanto, impõe-se a concessão de autorização de saída para tratamento médico, nos termos do parecer da Procuradoria-Geral da República — determinou o ministro.


Antes da condenação definitiva, Jaime Junkes chegou a cumprir prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, com uso de tornozeleira eletrônica e restrições de movimentação. Porém, com o trânsito em julgado da sentença, o ministro revogou a medida e ordenou sua transferência para o regime fechado.


Do total da pena, 12 anos e seis meses deverão ser cumpridos em reclusão, enquanto um ano e seis meses poderão ser convertidos para o regime semiaberto ou aberto.


留言


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page