top of page

Agro salva a lavoura da economia em 2023

Exportações de grãos batem novos recordes em novembro e evitam piores resultados econômicos


Soja recordista - Agência Brasil/EBC


Queda de arrecadação. Desaceleração do PIB. Os sinais emitidos pela economia brasileira no final de 2023 poderiam ter sido ainda piores se não fosse, mais uma vez, o “fator agro”.


Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, as exportações do agronegócio chegaram a US$ 13,48 bilhões em novembro - valor que superou em US$ 1,3 bilhão o saldo de novembro de 2022. Além disso, os valores computados representam recorde histórico para o mês, atingindo 48,3% do total das exportações brasileiras.


Outros dados divulgados pelo órgão destacaram que a safra recorde de grãos produzida no período 2022-2023 foi fator determinante para a nova quebra de recorde. Entre janeiro e novembro, o Brasil vendeu para o exterior 180 milhões de toneladas diretas de grãos - ou 56% da safra total do agro, que ultrapassou a marca de 319,9 milhões de toneladas.


China aumenta exportações de soja em grãos


Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, as exportações de soja em grãos para a China cresceram 90,2% em novembro, no comparativo ao mesmo período de 2022. A investida chinesa foi responsável por 87,5% do volume total do produto destinado ao consumo externo.


No mesmo intervalo, as exportações de milho também se destacaram, com a marca de 7,4 milhões de toneladas - alta de 25,7% sobre novembro de 2022. A exemplo da soja, os grãos de milho também foram adquirido, em sua maioria, pelo mercado chinês, com total de 2,73 milhões de toneladas.

Comments


bottom of page