Agricultores comandam novos tratoraços na Espanha
- Núcleo de Notícias
- 20 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Ministro da Agricultura da Espanha promete atender reivindicações do agro

Divulgação
Ao contrário de reportagens que mais têm desinformado o público, os protestos comandados pelos agricultores em quase toda a Europa desde o ano passado não têm ligação direta com o acordo do Mercosul em discussão com a União Europeia.
Apesar de o tratado sofrer forte oposição - principalmente do presidente da França, Emmanuel Macron - os comboios que se espalharam pelo Velho Continente têm como alvo central, itens como a redução dos custos altos de produção, o corte de subsídios do governo ao diesel usado pelo agro, além da imposição do "radicalismo climático" da ONU e da forte entrada de produtos estrangeiros - em particular, da Ucrânia - no continente com preços mais competitivos.
Ministro da Agricultura faz promessas aos fazendeiros espanhóis
Iniciado com força total em dezembro de 2023 na Alemanha, os tratoraços do agro prosseguem neste mês - desta vez - pelo território espanhol. Os líderes de sindicatos comandaram o protesto de fazendeiros e pecuaristas em Madri, à frente do Ministério da Agricultura do Reino da Espanha. Faixas com os dizeres "O campo em pé de guerra" e "Planas, a ruína do campo" tomaram conta do centro da capital.
Após reunião com o ministro Luis Planas no final da semana passada, os representantes do agro receberam uma lista de prmessas do governo. Entre elas, a aplicação de uma versão simplificada da Política Agrícola Comum, e a criação de uma agência de controle de alimentos, com a missão de evitar uma queda brusca dos preços.
Comments