Protestos dos agricultores deve acontecer entre 8 e 15 de janeiro, culminando com um grande manifesto em Berlim
Tratoraço em Berlim - dezembro 2023
Depois do tratoraço organizado em dezembro por produtores do setor agropecuário, os alemães voltaram às ruas do país com a intenção de protestar contra uma série de medidas promovidas pelo governo federal.
Na quinta-feira (4), caminhões e outros veículos conduzidos por representantes do agro organizaram um buzinaço no município de Straubing, na região da Baviera. A ação foi uma espécie de prévia de um movimento ainda maior, previsto para acontecer a partir da próxima segunda-feira (8), em todo o território nacional.
A principal reivindicação dos sindicatos de agricultores da Alemanha é o cancelamento de uma série de medidas promovidas pelo governo que castiga o setor de produção de alimentos em prol de uma agenda climática.
Carreatas e passeatas estão programadas para acontecer entre 8 e 15 de janeiro por todo o país. No último dia de protestos, os manifestantes prometeram repetir o ato de 15 de dezembro, quando mais de 1.500 tratores se posicionaram próximos ao Portão de Brandemburgo, em Berlim.
Vitória parcial dos agricultores alemães
Nesta semana, algumas medidas anunciadas no ano passado foram canceladas - ou adiadas - pelo primeiro-ministro Olaf Scholz. Entre elas, ficou acordado que os incentivos fiscais para veículos agrícolas não serão reduzidos em 2024. Já os subsídios concedidos para combustíveis devem ser cancelados, mas de forma gradual.
“O cancelamento das medidas foi apenas o primeiro passo”, admitiu o presidente da Associação de Agricultores, Joachim Rukwied. “Os manifestos serão mantidos até o dia 15”, confirmou.
Comments