Faturamento interanual despencou 36% e situação do comércio de máquinas agrícolas só deve melhorar em julho
Pulverizador - John Deere
Os fortes sinais de que a safra brasileira de grãos deve ser impactada neste ano já aparecem no segmento industrial. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) o faturamento gerado pelas vendas locais deverá sofrer queda de 10% em 2024. O resultado deve afetar ainda mais as receitas interanuais do setor, que em janeiro registrou queda de 36%.
Segundo o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Abimaq, Pedro Estêvão Bastos, os resultados negativos não devem melhorar até meados do segundo semestre deste ano.
“Projetamos 10% de queda num cenário otimista”, revelou Bastos. “O número está condicionado a várias coisas. A primeira delas é a segunda safra de milho que, caso o clima seja favorável, pode trazer bons resultados. Outra coisa que se espera é um Plano Safra 2024/25 com juros menores”, acrescentou.
Segundo o presidente da Abimaq. a segmentação do agronegócio já vem acumulando números abaixo da expectativa desde 2023, quando despencou 23,2%
Comments