top of page

ABC News pagará US$15 milhões a Trump em processo por difamação

Canal também emite retratação após alegações sobre caso de E. Jean Carroll



A rede ABC News concordou em pagar US$15 milhões para encerrar um processo de difamação movido pelo presidente eleito Donald Trump. Como parte do acordo, $15 milhões serão destinados a uma fundação e museu presidencial planejados por Trump, e $1 milhão será destinado aos advogados do presidente eleito.


O processo foi iniciado após George Stephanopoulos, apresentador da ABC, afirmar ao vivo em março de 2024 que Trump havia sido considerado culpado de estupro contra a colunista E. Jean Carroll.


Acordo e Retratação


Além do pagamento milionário, a emissora publicou uma nota de editor em seu site, declarando:


“A ABC News e George Stephanopoulos lamentam as declarações feitas sobre o presidente eleito Donald J. Trump.”

A rede afirmou em comunicado breve estar satisfeita com o encerramento do caso:


“Estamos satisfeitos que as partes chegaram a um acordo para encerrar o processo conforme os termos arquivados na corte.”

Contexto Legal


As declarações contestadas surgiram em meio a um episódio do programa This Week, no qual Stephanopoulos entrevistava a congressista republicana Nancy Mace. O apresentador alegou que um júri havia considerado Trump culpado de estupro, o que não é tecnicamente correto.


Em 2023 e 2024, júris civis em Manhattan responsabilizaram Trump por abuso sexual e difamação contra E. Jean Carroll, resultando em uma indenização total de mais de $88 milhões. Contudo, o juiz Lewis Kaplan esclareceu que o veredicto não confirmou a acusação de estupro segundo a definição técnica da lei penal de Nova York.


Trump, que sempre negou as acusações, classificou os processos de Carroll como parte de uma campanha de difamação política destinada a prejudicar sua candidatura presidencial em 2024. Ele também acusou a mídia de perpetuar falsas narrativas contra ele.

Comments


bottom of page