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A decadência do jornalismo

Prostituição da informação



Interessante como a visão sobre a profissão de jornalista tem, hoje em dia, algum resquício nobre de visão romântica. Estudantes e profissionais em início de carreira, carregam conceitos de apuração isenta, informação irrestrita segundo os fatos, respeito ao público e, no campo da análise, na tradução dos fatos, impressão da significação do real sentido. Grande ilusão!


O jornalismo há décadas foi prostituído pelas empresas de comunicação e pela política. Foi estabelecida uma relação de poder ao órgão informativo que se converteu em formador de opinião e produtor de versões para a acomodação de interesses.


As redes antigas de comunicação deixaram a vocação natural da informação e passaram a ser construtores de novas realidades e mentalidades humanas com script produzido com o intuito de abater valores e princípios fundamentais e regular novo ordenamento social e político, que eliminassem a capacidade analítica e ordenada de cada pessoa.


Na realidade a informação pública com o advento das redes sociais, foi nela reintroduzida um elemento relevante, antes de exclusiva propriedade das empresas de comunicação, a credibilidade. Em que pese as estruturas das organizações e recursos financeiros disponíveis serem bem distintos e incomparáveis, houve um grande choque na população quando esta teve à sua disposição informações descentralizadas, análises de caráter diverso às apresentadas pelas grandes corporações de comunicação tradicionais e a decisiva condição de interação concreta e direta.


A ascensão de uma comunicação franca, sem maquiagem e aberta através das plataformas de streaming e de redes sociais abateu, sem que fosse o efeito pretendido de seus formuladores, a concentração da informação e, mais ainda, a origem única de fonte e especialização condicionando a credibilidade. Toda essa mudança gerou também de forma inesperada, uma concorrência no mercado, até então, cativo cujo acesso e disputa não mais se daria pela capacidade de investimento financeiro.


No “novo” mercado a demanda se apresentava nos mesmos moldes históricos: a busca da informação e de sua congruência. Nesse campo, as redes sociais, com seus influenciadores fora do radar da mídia tradicional, conquistaram de forma virtuosa um conjunto de seguidores espontâneos, relevantes e fiéis.


Essa condição propiciou a organização de novas estruturas de comunicação empresariais que começaram a cobrir o universo da informação com profissionalismo, liberdade de consciência, resgate do sentido do valor e baseada no respeito à integridade do caráter pessoal do comunicador.


O sistema tradicional de controle social através da mídia tem sofrido significativas baixas em sua credibilidade e consequentemente de audiência. Isto ocorre indistintamente em todos os setores de produção jornalísticos e de informação especializada no Brasil.


É um mercado disputado e avaliado em bilhões de reais por ano, dominado integralmente pela mídia tradicional, onde anunciantes privados e públicos de um lado e de outro, consumidores se encontram através de veículo de concessão pública. Contudo, observa-se que em breve espaço de tempo, a invariável Verdade irá ser um player decisivo nas novas ordenações de produto e relações com o mercado. Pontuo, que este novo modo de produzir, tratar e disponibilizar informação de maneira descentralizada não depende de autorização ou de concessão pública e tem avançado em contornos técnicos e estética visual, minimamente similares aos da comunicação tradicional.


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