62% dos brasileiros são contra a reeleição de Lula em 2026, segundo pesquisa Ipec
- Núcleo de Notícias
- 15 de fev.
- 1 min de leitura
Insatisfação com o governo e corrupção estão entre os principais motivos da rejeição

A mais recente pesquisa do Ipec, divulgada neste sábado (15), revela que 62% dos brasileiros são contra uma eventual candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026, um aumento em relação aos 58% registrados no levantamento anterior, em setembro de 2023. Apenas 35% dos entrevistados apoiam um novo mandato do petista, número que também caiu em relação aos 39% da última pesquisa.
A rejeição ao atual presidente cresce até mesmo entre eleitores que o escolheram no segundo turno de 2022, com 30% desse grupo afirmando que não gostaria de vê-lo novamente na disputa. Entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), a desaprovação atinge 95%, enquanto entre aqueles que anularam ou votaram em branco, o índice é de 68%.
Entre os principais motivos citados pelos entrevistados para não quererem a reeleição de Lula, 36% apontam insatisfação com o governo, 20% mencionam corrupção, 17% mencionam sua idade avançada e 11% acreditam que ele já teve tempo suficiente no cargo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de fevereiro, com 2 mil entrevistas em 131 municípios, e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com esses números, Lula enfrenta um cenário desafiador para 2026, especialmente diante do aumento da rejeição e da crescente insatisfação popular com sua gestão.
Comments